domingo, maio 20, 2007

E ele chegou


Enfim chegou o tão famigerado frio e seja muito bem vindo! Fim daquele calor miserável que derretia até o mais gelado dos seres humanos.
Calor até é gostoso, quando você tá na praia ou no clube e sua única preocupação é não morrer queimado. Ou era! Por que hoje em dia, você vai pra praia e tem o arrastão, a Salmonella, as infecções o câncer de pele e tudo aquilo que dá desgosto de ir pro Litoral. Vale apenas o passeio e a paisagem.. e claro, melhor se tiver a companhia certa.
Enfim, o inverno é mais agradável, pois o frio você combate com agasalho e algo quente. A única coisa chata é ver tanta gente morrendo pela falta de consciência. Mas tudo vai melhorar.. eu acho.

quinta-feira, abril 05, 2007

Simplesmente, arte.

Disciplina x Perserverança, Racionalidade x Emoção, Inteligência x Força. São tantos princípios que as Artes de Caminhos Suaves nos ensinam. Jiu Jitsu e Judô, ambas com origem no Ju Jutsu, que era a arte de batalha dos monges e com inúmeros golpes traumatizantes, com quedas, golpes de impactos, torsões, imobilizações e muito deles fatais.
O Jiu Jitsu surge antes, através do Conde Koma que girou o mundo ensinando a Arte Suave para aqueles céticos que não acreditavam quando viam aquele homem derrotando todos os super campeões de lutas de todos os Continentes do mundo, colocava literalmente as crianças para dormir ou na pior das situações, algumas torções que nunca mais seriam esquecidas. Pior que isso, só a derrota moral por perder para um só homem.
Coincidentemente ou não, Conde chegou ao Brasil e depois de algumas apresentações, encontrou uma família tradicional, os Gracies, a quem ensinou a sua Arte a todos os Irmãos daquela época. Todos se graduaram e se tornaram professores, porém, havia um franzino Gracie que parecia não ter futuro. Era Hélio, que observava sempre as aulas do seu irmão, e um dia, o mesmo teve que faltar e competiu então a Hélio ensinar a arte aos alunos, porém o pobre franzino não tinha força para ensinar aos maiores. Hélio havia desenvolvido então o sistema de alavancas e usar a força do adversário somada a sua, para uma maior eficácia.
Hélio sempre foi um cara didático e ensinou muito bem aos alunos, ao ponto dos alunos do seu irmão pedirem para Hélio continuar sendo seus Mestre.
Hoje Hélio é conhecido mundialmente por ter revolucionado o Jiu Jitsu e dado então condicões a todos praticarem a Arte Suave, que agora acrescentou um sobrenome que nos orgulha, o Brazilian. Agora o Jiu Jitsu é conhecido como Brazilian Jiu Jitsu. Palmas para Hélio.

Na mesma linha de explicação, o Judô foi criado para ser esporte, portanto não permite grandes golpes traumatizantes e nem nada que avilte contra a saúde do atleta, sendo mais leve sua prática e preza mais pelo equilibrio do praticante, conhecido por judoca ou judoísta. Ambos os esportes hoje em dia se completam, pois o Jiu Jitsu só se torna completo com a aplicação em pé dos conceitos do judô, tendo em vista que os mesmos deixaram de ser ensinados pelos novos Senseis, pois não tem grande validade em Campeonato (apenas 2 pontos). E o judo torna-se completo com a técnica de chão e imobilização do Jiu Jitsu.

Acima de tudo, esporte é vida.

quarta-feira, abril 04, 2007

Frutos Novos

"Foi realizado no último dia 1° de setembro de 2001, na cidade de Limeira mais uma expansão da Ordem DeMolay no Estado de São Paulo, ramificando mais ainda essa bela árvore da juventude. Os trabalhos começaram logo pela manhã, com o café promovido pelos Tios daquela cidade onde pudemos ter o primeiro contato com aqueles forasteiros que seriam nossos futuros irmãos. Podíamos ver em seus rostos todo o sentimento de ansiedade em pertencer à nossa organização.

Passado o momento da comilança, começamos os trabalhos de Iniciação e Elevação regional, presididos pelo Irmão Marcelo Franchi (Mestre Conselheiro do Capítulo Grande Campinas), auxiliado pelos Irmãos Paulo (1° Conselheiro) e Otávio (2° Conselheiro), que são respectivamente Mestre Conselheiros dos Capítulos Cavaleiros das Sete Virtudes e Cavaleiros do Oriente. Por volta de 40 jovens foram iniciados e elevados nesse dia, estávamos começando naquele momento a realização de um sonho antigo de fundar um Capítulo naquela gloriosa cidade.

Se observássemos a feição dos Tios ali presentes, poderíamos ver nitidamente um orgulho e felicidade estampados naqueles rostos. Um olhar perplexo, uma expressão curiosa. Como garotos com tão pouca idade eram capazes de realizar algo tão emocionante e bonito? Respota simples meus Tios, é a juventude.

Depois de terminadas as Cerimônias de Iniciação e Elevação Regional, tivemos um almoço delicioso, que também foi cedido pelos Maçons, que novamente ficaram abismados, mas dessa vez com o apetite dessa garotada, que fala como gente grande, age como gente grande e come como gente gigante, afinal, "estão em fase de crescimento", dizia um Tio.

No período vespertino tivemos a tão esperada Instalação e Posse dos Oficiais do Capítulo Limeira da Ordem DeMolay, presidido pela mesma Conselharia do período matutino. A Cerimônia foi brilhante, emocionante e apreciada por todos os presentes, que lotaram o Templo da Loja limeirense. Estiveram presentes algumas autoridades Maçônicas e DeMolays, como o Oficial Executivo da 2ª Região e Membro Efetivo do SCODB - Tio Dermael Trevisan; Oficial Executivo - Tio Maurício Marçal; Mestre Conselheiro Regional - Renato da Silva Shishido; Mestre Conselheiro Estadual - Rafael Ceconello; Mestre Conselheiros e Past Mestres dos Capítulos Grande Campinas, Cavaleiros do Oriente, Cavaleiros das Sete Virtudes, Templários da Justiça, Wolfgang Amadeus Mozart e Luz do Oriente."

Irmão Renato da Silva Shishido - Mestre Conselheiro Regional da 3ª Região/SP

- Retirado do informativo "O GRANDE" do Capítulo "Grande Campinas" - Volume I - Ano VII - Novembro de 2001

Desnecessário maior comentários sobre isso, basta ver hoje Limeira o que é para confirmar as minhas boas impressões.

domingo, abril 01, 2007

A pedra mais alta


Me resolvi por subir na pedra mais alta
Pra te enxergar sorrindo da pedra mais alta
Contemplar teu ar, teu movimento, teu canto
Olhos feito pérola, cabelo feito manto

Sereia bonita sentada na pedra mais alta
To pensando em me jogar de cima da pedra mais alta
Vou mergulhar, talvez bater cabeça no fundo
Vou dar braçadas remar todos mares do mundo

O medo fica maior de cima da pedra mais alta
Sou tão pequenininho de cima da pedra mais alta
Me pareço conchinha ou será que conchinha acha que sou eu?
Tudo fica confuso de cima da pedra mais alta

Quero deitar na tua escama
Teu colo confessionário
De cima da pedra não se fala em horário
Bem sei da tua dificuldade na terra
Farei o possível pra morar contigo na pedra

Sereia bonita descansa teus braços em mim
Não quero tua poesia teu tesouro escondido
Deixa a onda levar todo esboço de idéia de fim
Defina comigo o traçado do nosso sentido

Quero teu sonho visível da pedra mais alta
Quero gotas pequenas molhando a pedra mais alta
Quero a música rara o som doce choroso da flauta
Quero você inteira e minha metade de volta

sábado, março 31, 2007

Saber pedir é tudo!

Para os que vivem pedindo coisas e pedem de forma equivocada:

Clique aqui e veja... uhaeahue

Conclave da 3ª Região DeMolay - SP

Foi realizado hoje no dia 31 de março de 2007, na cidade de São João da Boa Vista, a Conclave Regional, que tem como finalidade eleição do Mestre Conselheiro Regional e do Oficial Executivo Regional para o biênio de 2007/2008, a ser iniciado em 14 de abril de 2007, no Congresso Estadual de Barretos.
Toda a programação foi seguida a risca e os horários cumpridos, mostrando mais uma vez um show de organização do Capítulo Templários da Justiça, que adiantou todo o processo burocrático de cadastramento para votação e já nos forneceu a listagem de todos os votantes, bem como a sua situação perante ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB).
Tivemos a presença marcante de todos os 13 (treze) Capítulos da 3a Região e o Convento Cavaleiros da Távola Redonda, totalizando assim a região, que demonstra que nunca esteve mais forte do que é agora.
Os candidatos eram únicos para cada cargo, sendo eles:

- Para Mestre Conselheiro Regional: Danilo Berto, Mogi Mirim.
- Para Oficial Executivo Regional: Wellington Lima, Mogi Mirim.

Todos foram eleitos por unanimidade dos presentes votantes e assim foram escolhidos para serem as Lideranças Regionais para o mandato administrativo que se segue.
Contamos com a presença de Autoridades DeMolays, como o Grande Mestre Adjunto de SP Cleber Moura Delalibera, o Mestre Conselheiro Estadual de SP Marcelo Gonzales, o Presidente da Associação Alumni Estadual de SP "9 de Julho", Eduardo Bonini, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto Fábio Okamoto Júnior, bem como o Oficial Executivo e o Mestre Conselheiro da 3a Região, Renato Shishido e Lucas Massaro, respectivamente.

Em seguida, foram apresentados os planos do Grande Capítulo do Estado de São Paulo para o biênio 2007, que foi chamado de "7 Passos para São Paulo", onde os projetos são baseados nas Sete Virtudes Cardeais DeMolay, a saber: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, cada um por um projeto e um gestor.

Foram decididas que as próximas sedes para os eventos regionais serão:

- Escola Litúrgica: Capivari.
- Congresso Regional: Piracicaba.
- Conclave Regional: Aguaí.

Dentre diversos assuntos tratados, tivemos o anúncio por parte do tio Oficial Executivo Renato Shishido que a data de instalação do Capítulo da cidade de Pirassununga será 05 de maio de 2007 as 17h, com convite a ser enviado, especificando o local e o pedido de apoio a candidatura do DeMolay Alexandre Lordi Ferraz para o cargo de Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.

quarta-feira, março 28, 2007

Ele voltou!

Ele voltou e agora com um ar europeu.

PangYa GOA

Educação

O que fazemos para educar o país para que não venhamos mais a ter casos como João Hélio, que pra variar vai cair na impunidade e na morosidade das leis brasileira?
Dificil responder, mas façamos uma pausa para refletir sobre isso, pois ainda discutiremos muito sobre o tema.

terça-feira, março 27, 2007

A volta.. Denovo!

Estou de volta, mais �cido do que nunca, mais perverso, mais maduro e mais cr�tico.
Muito se passou, muito eu aprendi e muito ainda tenho o que aprender. Sinto uma necessidade grande de dizer algumas coisas, para que se fique registrado no tempo e no espa�o, nem que seja para ningu�m ler, mas que apenas se reverbere por ai. O pior uso da palavra, � quando n�o o fazemos. Claro que a completa precau��o nos dizeres tamb�m � bem vinda sempre, mas nunca a censura.
Obrigado, bom dia e boa noite a todos.