quinta-feira, abril 05, 2007

Simplesmente, arte.

Disciplina x Perserverança, Racionalidade x Emoção, Inteligência x Força. São tantos princípios que as Artes de Caminhos Suaves nos ensinam. Jiu Jitsu e Judô, ambas com origem no Ju Jutsu, que era a arte de batalha dos monges e com inúmeros golpes traumatizantes, com quedas, golpes de impactos, torsões, imobilizações e muito deles fatais.
O Jiu Jitsu surge antes, através do Conde Koma que girou o mundo ensinando a Arte Suave para aqueles céticos que não acreditavam quando viam aquele homem derrotando todos os super campeões de lutas de todos os Continentes do mundo, colocava literalmente as crianças para dormir ou na pior das situações, algumas torções que nunca mais seriam esquecidas. Pior que isso, só a derrota moral por perder para um só homem.
Coincidentemente ou não, Conde chegou ao Brasil e depois de algumas apresentações, encontrou uma família tradicional, os Gracies, a quem ensinou a sua Arte a todos os Irmãos daquela época. Todos se graduaram e se tornaram professores, porém, havia um franzino Gracie que parecia não ter futuro. Era Hélio, que observava sempre as aulas do seu irmão, e um dia, o mesmo teve que faltar e competiu então a Hélio ensinar a arte aos alunos, porém o pobre franzino não tinha força para ensinar aos maiores. Hélio havia desenvolvido então o sistema de alavancas e usar a força do adversário somada a sua, para uma maior eficácia.
Hélio sempre foi um cara didático e ensinou muito bem aos alunos, ao ponto dos alunos do seu irmão pedirem para Hélio continuar sendo seus Mestre.
Hoje Hélio é conhecido mundialmente por ter revolucionado o Jiu Jitsu e dado então condicões a todos praticarem a Arte Suave, que agora acrescentou um sobrenome que nos orgulha, o Brazilian. Agora o Jiu Jitsu é conhecido como Brazilian Jiu Jitsu. Palmas para Hélio.

Na mesma linha de explicação, o Judô foi criado para ser esporte, portanto não permite grandes golpes traumatizantes e nem nada que avilte contra a saúde do atleta, sendo mais leve sua prática e preza mais pelo equilibrio do praticante, conhecido por judoca ou judoísta. Ambos os esportes hoje em dia se completam, pois o Jiu Jitsu só se torna completo com a aplicação em pé dos conceitos do judô, tendo em vista que os mesmos deixaram de ser ensinados pelos novos Senseis, pois não tem grande validade em Campeonato (apenas 2 pontos). E o judo torna-se completo com a técnica de chão e imobilização do Jiu Jitsu.

Acima de tudo, esporte é vida.

Nenhum comentário: