sábado, janeiro 24, 2009

Paixão em ser Engenheiro

Sabe, muita gente me pergunta o por que eu escolhi ser Engenheiro Civil e normalmente termina com um famoso 'credo, odeio matemática'.
Calma meus queridos, antes de imaginar que eu amo matemática, já antecipo: eu também odeio matemática. Tá, mas como ser Engenheiro e odiar matemática? Simples! Engenheiro precisa apenas saber Álgebra! Sim, maioria dos cálculos que fazemos baseiam-se nas 4 operações fundamentais: soma, subtração, multiplicação e adição. Duvidam?
Em um exemplo hipotético, sabemos que uma parede tem 12 metros de construção linear e tem 3 metros de altura, então precisamos da sua área para calcular quanto vamos usar por exemplo de reboco (aquilo que cobre a parede). Então temos 12 metros x 3 metros = 36 metros quadrados. Sabemos então a área da parede (isso é 4a serie meu), agora sabemos que a camada do reboco é de aproximadamente 0,5 centimetros, então teremos que de reboco serão 36 metros x 0,05 metros (conversão de unidade) = 1,8 metros quadrados! Como sao dois lados da parede, então multiplicamos por 2, que no caso da 3,6 metros quadrados de reboco. Ae vamos numa tabela que informa o valor unitário do metro quadrado de reboco e tchanam! Temos nosso serviço estimado, com custo e gasto de material! Super!
Mas enfim, o exemplo foi só pra confundir talvez, mas minha grande paixão pela Engenharia tem um começo estranho. Eu na verdade queria fazer Medicina! Sim! Mas sei la, desencanei! Resolvi seguir a profissão do meu pai e de toda a minha familia paterna! Arrisquei de verdade, pois odiava todo tipo de conta, nunca fui bem em exatas na escola.
Fiz o curso e somente la pro 3o ano que eu comecei a ter algum gosto pelo curso, quando comecei a ver a beleza que significava a estabilidade das estruturas, como se comportam os predios, as casas, as pontes e etc. Vi que o curso não era só conta e calculo e sim uma grande descoberta sobre o mundo, sobre como se faz, como se conserva e tudo mais! Além da faculdade lhe dar uma grande experiencia em gerenciamento, capacitando então para ser empreendedor.
Então hoje eu me vejo orgulhoso de ter seguido a profissão e ser reconhecido pelo que eu faço, ter uma construtora, uma empresa de projetos, consultoria de recursos tecnologicos para construção e algumas outras coisas relacionadas com o mundo da Construção Civil.
Um médico pode ter orgulho de uma vida que salvou, ou de uma plastica que fez.
Eu tenho orgulho das construções que fiz, que melhoraram muitas vidas e facilitaram muitos acessos.

É isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótima postagem, era exatamente isso q eu procurava saber. Pois tb gostaria de ser um engenheiro, mas não gosto muito d matemática, e queria saber se assim mesmo era possivél me tornar um engenheiro. E agora sei q é possivel e concerteza me torarei um. E oquem me deixou mais feliz foi saber q quem postou isso foi um engenheiro civil que um dia tb teve a duvida q me aflinge hj, e q agora é um profissional de sucesso.

Muito obrigado !

Anônimo disse...

Se formou em civil?