domingo, dezembro 21, 2008

Caminhos tortuosos

Engraçado como as coisas na nossa vida acontecem. Um dia você está em uma vida estável, está sem problemas financeiros, de saúde ou qualquer outro espinho em seu caminho. Você não agradece, você acha que ter tudo o que quer é natural e se danem os outros, se não tem é por falta de competência. 
De repente, num golpe de revés do Senhor Destino, você passa a não ter mais nada, você nao pode sair de casa pois não tem dinheiro, você fica sem perspectiva, fica sem muitos 'amigos', fica sem sentido viver, que realidade poderia ser essa que nunca experimentou?
Pois bem meus caros, eu ja passei por essa situação e lhes garanto, pior do que a sensação que você pode ter e fazer tudo é a certeza que você é um simples 'outro qualquer', que está também na lista daqueles que você rebaixava ou apenas não dava valor.
Valor, é essa palavra que aprendi a redefinir em minha vida. O valor de uma amizade, o valor de uma simples azeitona ou o valor de ter duas misturas numa mesma refeição. Pensem comigo, um dia eu tive todas as possibilidades de simplesmente recusar o meu almoço por pura bobeira, só porque tinha algo que eu nao gostava e no outro dia, já me sujeitei a comer um ovo frito, gelado e que havia caído no chão. Claro que não chega aos extremos de pobreza que vemos em nosso mundo, mas pra mim, foi aquilo um momento de reflexão de valores. Meus valores. 
Ver seu pai chorando por que não tinha como pagar suas contas, por que não tinha esperanças de trazer no mês seguinte a comida do mês é algo dilacerante, não recomendável as pessoas de bom coração, mas desejável aos que possuem em sua barriga um rei.
Engracado que voce aprende que nunca deve dizer que não da para piorar, por que sempre dá. Com a época ruim vem as verdades, aqueles que voce considerava amigos, eram interesseiros. Surgem as piores namoradas e as piores companhias, surgem as piores situações. Isso te leva a total insanidade, escolha de caminhos terríveis e decisões lamentáveis. Não acho certo quem procure alentos para sair dessa realidade, mas também entendo, porém não recomendo.
Porém, continuar trabalhando e sem perguntar os por quês, apenas aceitando que as coisas acontecem exatamente da forma que tem que acontecer proporciona um alento. Não que eu seja muito adepto da existência  do livre arbítrios, mas acho que as lições da sua existência tem que ser aprendidas e o que você vai escolher para você é a intensidade que isso vai acontecer. Há quem aprenda que energia mata apenas colocando o dedo na tomada quando criança mas no entanto há aquelas pessoas que precisam morrer eletrocutadas para numa vida futura, se existir, terem a total percepção disso. Oras, cada um é cada um, essa é a graça de viver.
Hoje, depois de todos os acontecimentos, estou com a vida refeita, recuperei rendimentos, minha familia está novamente é situação economica confortável e melhor do que tava, porém eu aprendi a apreciar a cada momento tudo o que me é proporcionado, aprendi a ser mais fiel aos meus instintos, aprendi que a honra, moral e seu instinto, são as coisas a serem preservadas, as unicas coisas que não podem tirar de você se você mesmo não entregar.
Sabem, é cliche, mas eu aprendi errando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sentir-se um "outro qualquer" é o pior de tudo. Fere o orgulho.

É clichê², mas vc venceu. Nem todos conseguem o que vc conseguiu.